O colégio Estadual Juscelino Kubitschek de Oliveira conta com muitas novidades em 2010.
O grupo gestor, preocupado com a aprendizagem dos alunos e o bem estar dos professores, buscou implementar a sala de professores. A sala de professores agora conta com: geladeira,televisão, aparelho de DVD,computador conectado a internet, ar condicionado, aparelho de som, além dos já existentes como, mesas , armários e a aquele cafezinho quentinho da hora, não é uma benção!
Quanto aos materiais pedagógicos o grupo gestor adquiriu projetor de slides e tela, computador para secretaria, impressora, notebook, filmadora, máquina digital, além de construir mais uma sala de aula e instalar a sala multifuncional para atendimento ao aluno especial
SALA MULTIFUNCIONAL
Um dos principais objetivos da sala multifuncional é garantir que sejam reconhecidos e atendidos as particularidades de cada aluno com deficiência, necessariamente o AEE ( atendimento educacional especializado).
O aluno com necessidade educacional especial irá freqüentar a sala de aula no seu período normalmente junto com os demais colegas e no contra turno irá freqüentar aulas para sanar suas dificuldades. Quinzenalmente todos os professores da Unidade Escolar se reúnem para o planejamento coletivo, onde confeccionamos recursos didáticos para dar suporte metodológico aos professores regentes.
No contra turno o professor de recursos trabalha com os alunos que possuem necessidades especiais, vale lembrar que este contra-turno não é reforço de sala de aula regular e nem para os alunos resolverem as atividades do para casa. O contra-turno é para trabalhar a dificuldade que o aluno apresenta.
O desenrolar destas aulas não ocorre da mesma forma que acontece na sala de aula regular, o professor de recursos faz uso de diversos recursos Audio visuais, com o propósito de desenvolver o cognitivo do educando em suas respectivas deficiências.
Hoje nós contamos com uma série de recursos tecnológicos que se segue:
02 Computadores, 02 Estabilizadores, 1 Impressora, 01 Scanner, 01 teclado com colméia, 01 Mouse, 01 Acionador de pressão, 01 Lap Top, 01 Software para comunicação aumentativa e alternativa, 01 Material dourado, 01tapete alfabético encaixado, 01 Alfabeto Braille, 01quebra cabeça sobrepostos, 01 Dominó de animais em Libras, 01 Dominó de frutas em Libras, 01 dominó tátil, 01 Memória tátil, 01 dominó de associação de idéias, 01 dominó de associação de frases, 01 Bandinha rítmica, 01Sacolão criativo, 01 esquema corporal, 01 Lupa eletrônica, 01 kit de lupas manuais, 01 Plano inclinada- suporte de leitura, 01 mesa redonda, 4 Cadeiras, 02 Mesas para computador, 02 Cadeiras para computador, 01 armário, 01 Mesa para impressora, 01 quadro branco.
DEPOIMENTO DA PROFESSORA DE RECURSO( Kênia)
Desde a implantação do projeto escola inclusiva, este espaço físico uma conquista para a Unidade Escolar. Pois até então as aulas no contra turno eram trabalhadas em espaço como: biblioteca, área, ou em salas ociosas que muitas vezes era dividido com mais três profissionais.
Sem dúvida, é uma conquista para todos nós, uma vez que este recurso, está disponibilizado a todos os profissionais dessa Unidade Escolar, e é uma importante ferramenta a ser utilizada em função do desenvolvimento cognitivo dos alunos com necessidades educacionais especial.
MERENDA ESCOLAR
A Merenda Escolar deve suprir parte das necessidades nutricional dos alunos da Educação Básica. Assim o cardápio deve ser elaborado respeitando a aceitabilidade dos alunos. Alguns lanches não muito apreciados pelos alunos foram retirados do cardápio, embora fossem nutritivas como a farofa de verduras e a canjica.
Ao passo que outros foram adicionados a merenda como a salada de frutas. Assim alimentos como verduras, cereais e frutas devem ser a base da merenda escolar. Enquanto outros devem ser evitados com freqüência os panificados e alimentos com corantes e conservantes. Alguns alimentos são proibidos como os enlatados e os embutidos por apresentarem muitos aditivos químicos e por terem baixo valor nutricional.
As verbas para o preparo da merenda são enviadas à escola pelo FNDE, e os alimentos devem ser adquiridos no comércio local, uma forma de incentivo aos comerciantes da cidade. Uma nova lei do FNDE determina que 30 por cento da verba seja destinada a aquisição de alimentos da Agricultura Familiar, também uma forma de incentivo ao pequeno produtor e a aquisição de alimentos naturais. Assim o Colégio JK vem adquirindo alimentos como couve, alface, abobrinha, mandioca, cheiro verde , peixe e frango caipira melhorado de agricultores da região. A adição desses alimentos ao lanche foi muito apreciado pelos alunos, pois além de nutritivo o lanche ficou mais saboroso. Além do mais possibilita ao agricultor comercializar seus produtos. Pretendemos ampliar a compra para outros produtos como arroz tipo 1 e feijão.